Site de Porto Alegre 2014
Transparência na Copa

 
SECOPA - Secretaria Extraordinária da Copa de 2014
PMPA / SECOPA / Obras e Projetos

OBRAS DO AEROPORTO SALGADO FILHO

• O projeto tem como objetivo ampliar a pista do Aeroporto Salgado Filho buscando o aumento da competitividade das expostações gaúchas através da diminuição do custo de transporte. A meta é a ampliação da extensão da pista de 2,7 mil metros para 3,5 mil metros.
• A obra é de responsabilidade dos governos federal (Infraero), estadual (Secretaria da Habitação, Fepam) e prefeitura, através do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), responsável pela transferência de famílias das vilas Dique e Nazaré, que possibilitará a ampliação da pista.

• Não só o Município, como o Estado vão se beneficiar destas obras que vão fomentar o crescimento econômico e social, resultando em mais emprego, renda e atração de novos investimentos. Hoje alguns produtos gaúchos para exportação seguem via terrestre até São Paulo e de lá por via aérea até o destino, onerando o custo e diminuindo a competitividade. Devido ao tamanho atual da pista do Aeroporto Salgado Filho, aviões de carga pousam e decolam com menor volume do que sua capacidade comporta, aumentando o custo do transporte. A condição atual do aeroporto prejudica a atração de novas indústrias e põe em risco a continuidade das que já estão aqui, comprometendo o nível de emprego e renda. A ampliação da pista, tornará o aeroporto mais seguro para pousos e decolagens com melhora significativa da capacidade de carga das aeronaves, do sistema operacional, assim como do turismo;

• O Aeroporto Internacional Salgado Filho receberá grandes investimentos até dezembro de 2011. Eles serão destinados à construção de novo Terminal de Carga Aérea (Teca), com área total de 72 mil m2. O novo Teca possibilitará o incremento nas operações de exportação e importação. Também serão aplicados na ampliação da pista em 920 metros no sentido Leste, com recursos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A obra permitirá ao Salgado Filho receber aviões com maior capacidade de transporte de carga;

• Há também proposta de construção de um novo edifício-garagem, com vagas para 1,4 mil veículos. A movimentação de passageiros no aeroporto da capital tem sido crescente, com incremento de 180,9 mil viajantes nos primeiros quatro meses do ano em comparação com o volume verificado com base no dados verificados desde o ano de 2007.



Siga o Twitter da SECOPA




Saiba quem são eles




Desenvolvimento PROCEMPA